Para se aproximar do G6 do Campeonato Brasileiro e voltar de vez à briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2020, o Atlético tem uma partida crucial nesta quarta-feira, a partir das 19h15. No Independência, a equipe recebe o Vasco, em jogo adiado da 21ª rodada.

O Atlético ocupa a 10ª posição, com 30 pontos - sete a menos que o Bahia, sexto colocado. Vencer significaria ao time alvinegro ultrapassar o Athletico-PR e chegar ao nono lugar na tabela. São Paulo (sétimo, com 36 pontos) e Grêmio (oitavo, com 34) também lutam por uma posição entre os seis melhores, que se classificam para o torneio continental.

Para embalar


Após seis derrotas seguidas na Série A, o Atlético venceu por 2 a 1 o Ceará no último domingo, no Independência. A partida contra o Vasco é vista como a chance de a equipe do técnico Rodrigo Santana deixar as desconfianças de lado e manter a recuperação iniciada no fim de semana.

Comandante e elenco seguem sob desconfiança por conta da irregularidade no Campeonato Brasileiro e da eliminação para o Colón-ARG na semifinal da Copa Sul-Americana, na última semana.

A expectativa, porém, é que o público seja melhor que o do jogo contra o Ceará. Diante da equipe nordestina, pouco mais de 6 mil torcedores foram ao Independência. A partida ficou marcada por protesto de organizadas, que não entraram no estádio.

Mudança

A tendência é que o técnico Rodrigo Santana mantenha a base da equipe que iniciou o jogo contra o Ceará. A única mudança certa é a saída de Chará do time titular. Com estiramento no músculo anterior da coxa direita, o colombiano está vetado. A tendência é que Otero - que o substituiu na última partida - fique com a vaga.

No meio, Nathan ganhará sequência improvisado como primeiro volante. Testado no setor contra o Ceará, o jogador - que originalmente atua mais avançado, na linha de meias - recebeu elogios ao desempenhar a função de Jair, lesionado.

“Quem me ajudou muito foi o Adilson (ex-volante, que atualmente integra a comissão técnica), falando que eu tinha que fazer as leituras das jogadas, chegar antes na jogada. Agora eu pretendo crescer e, se for para jogar nessa posição, eu estou à disposição. Mantém o mesmo clima de foco, todo mundo com o mesmo objetivo de chegar ao G4 o mais rápido possível. Sabemos que está uma distância um pouco grande, mas a gente vai trabalhar, lutar, concentrar e tentar diminuir esses pontos”, disse Nathan.

O adversário


<i>(Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)</i>
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Vasco do técnico Vanderlei Luxemburgo luta para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe cruzmaltina ocupa a 14ª colocação, com 24 pontos, e pode ultrapassar o Fortaleza a depender do resultado da partida contra o Atlético.