O GrupopontaPé na Estrada II de Uberlândia vai levar uma programação gratuita para Pirapora, no Norte de Minas, a partir desta segunda-feira (21). A programação conta com espetáculo teatral, oficinas e palestras.

O grupo é composto por 14 pessoas, entre atores e produção, e já percorreu várias cidades de Minas. Essa é terceira vez que eles se apresentam na cidade ribeirinha. “Estamos completando 25 anos e escolhemos o interior de Minas para comemoração. A ideia é trazer atividades formativas, além de voltar o olhar do público para o artista como profissão”, explicou a atriz e co-fundadora do grupo, Kátia Lou.

As ações são realizadas com apoio da Lei Federal de incentivo à cultura e patrocínio de uma empresa local, em parceria com o Clube Literário Tamboril e a Secretaria Municipal de Educação da cidade.

O Clube Literário Tamboril foi fundado em Pirapora há quatro anos, através de um projeto da Associação Piraporense. O Clube fundou em 2019 uma biblioteca comunitária, com mais de três mil livros no acervo e beneficia cerca de 500 leitores. Os parceiros promovem uma democratização do acesso aos livros e cultura de forma geral, para crianças e adolescentes das comunidades do município.

Clube Tamboril realiza II Encontro dos Pontos de Leitura em Pirapora

A programação segue até a próxima quarta-feira (23) com apresentação do Espetáculo Balaio Popular. A peça é apresentada na rua, no qual o público forma uma roda, e os atores se apresentam no meio do círculo. A peça estreou em 2002 e conta com a participação de quatro atores e um músico. A atração está no roteiro do grupo há 17 anos, e faz sucesso por onde passa.

"Esperamos contribuir, pensando na cultura como uma forma de desenvolvimento, com uma cidade que já tem uma tradição cultural bem bonita. É um espetáculo para todas as idades. Quem é criança se diverte, e quem é adulto lembra da infância", disse Kátia Lou.

Segunda-feira (21)

A abertura do evento será a partir das 19h, com a palestra “Viver do que gosta - o melhor caminho!", no Clube Literário Tamboril, na Rua Montes Claros, 804, no Bairro Santo Antônio.

Terça-feira (22)

A partir das 13h30, é realizado o ensaio aberto do Espetáculo 'Balaio Popular', no Centro de Convenções - Emutur, na Avenida Salmeron, 91, no Centro.

No mesmo dia, acontece a oficina "Teatro na sala de aula para professores”, voltada para os mestres do ensino. Será no Clube Literário Tamboril, a partir das 19h.

Quarta-feira (23)

O encerramento fica por conta da apresentação do Espetáculo Balaio Popular, apresentado a partir das 8h, no Clube Literário Tamboril. A entrada é gratuita em todas as atividades.

A programação gratuita será de 21 a 23 de outubro