O Flamengo amassou o Grêmio na noite da última quarta-feira. Com uma das maiores atuações da equipe sob o comando de Jorge Jesus, o Rubro-Negro aplicou um 5 a 0 para cima dos gaúchos e ficou com a vaga na grande final da Conmebol Libertadores. O adversário será o River Plate, que eliminou o Boca Juniors.Levando em consideração todas as semifinais de Libertadores, até mesmo os triangulares desde 1960, a vitória do Flamengo é a sexta maior goleada da história da competição em semifinais. O recorde ainda pertence ao Cruzeiro, que atropelou o Alianza Lima, do Peru, em 1976, por 7 a 1.

Aliás, das seis maiores goleadas em semifinais de Libertadores, apenas uma equipe não ficou com o título. O América de Cali venceu o El Nacional, do Equador, também por 5 a 0. Mas, na grande decisão, a equipe colombiana perdeu nos pênaltis para o Argentinos Juniors e amargou o vice-campeonato.

Após 38 anos, o Flamengo terá a oportunidade de decidir mais uma vez a Libertadores. Diante do River Plate, o time carioca tentará repetir a façanha do histórico time de Zico e companhia para ficar com o bicampeonato. A grande decisão acontece em Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro.

Veja abaixo as maiores goleadas em semifinais de Libertadores de 1960 a 2019:

Cruzeiro 7 x 1 Alianza Lima – 1976

Grêmio 6 x 1 Mérida – 1984

América de Cali 5 x 0 El Nacional – 1985

Atlético Nacional 6 x 0 Danubio – 1989

San Lorenzo 5 x 0 Bolivar – 2014