Agora, é no Mineirão. Depois da derrota por 2 a 1 para o Colón-ARG na Argentina, jogadores e o técnico Rodrigo Santana tinham o discurso alinhado: pela vaga na final da Copa Sul-Americana, o Atlético terá como trunfo o fato de jogar em casa. O problema é que o retrospecto em ‘decisões’ como mandante no estádio em 2019 não é tão bom assim...

No primeiro semestre, o Atlético - que não mandou nenhum jogo na Pampulha em 2018 - iniciou um processo de reaproximação com o Mineirão. Foram sete partidas como mandante no estádio nesta temporada, com quatro vitórias e três derrotas. O aproveitamento é de 57,1% dos pontos disputados - bem inferior aos 71,2% se os compromissos no Independência também forem considerados.

Se considerados apenas jogos ‘decisivos’, o desempenho como mandante no Mineirão é ainda pior. Foram três partidas na fase de grupos da Copa Libertadores, com duas derrotas (1 a 0 contra Nacional-URU e Cerro Porteño-PAR) e uma vitória (3 a 2 sobre o Zamora-VEN). No Campeonato Brasileiro, outro revés, desta vez para o Palmeiras (2 a 0), em duelo que valia a liderança. O aproveitamento foi de apenas 25% dos pontos.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM)</i>

Os outros três jogos como mandante no Mineirão em 2019 valeram pelo Campeonato Mineiro e não tinham o teor de decisão ou eram contra adversários muito inferiores tecnicamente. E o Atlético venceu todos: 3 a 2 sobre o América, 3 a 1 no Tupynambás e 5 a 0 diante do Boa Esporte.